Quinto dia – Viagem para Washington D.C.
Quinto dia – Viagem para Washington, D.C.
Uma das minhas cidades favoritas nos EUA é a sua capital, Washington, D.C. Ela tem uma atmosfera única, uma mescla de cidade grande com ar interiorano. É até difícil explicar. Ao mesmo tempo que a cidade oferece prédios incríveis, restaurantes sofisticados e museus de primeira linha, ela tem uma paisagem tranquila e agradável, ruas e calçadas largas, fáceis de transitar e caminhar, linhas de metrô limpas, eficientes e relativamente vazias, e, principalmente, pessoas com um grau de civilidade e cordialidade impressionante.
Quando moramos em Charlottesville 10 anos atrás e batia aquela saudade do agito de uma cidade grande (mas não tão grande assim), Washington era o nosso destino! Sempre havia uma exposição bacana (lembro que foi lá que a cápsula que resgatou os mineiros chilenos foi exposta pela primeira vez nos idos de 2011), festas inesquecíveis (como a de Halloween dentro do Newseum, museu que tem um pedaço do muro de Berlim de quase 4 metros) ou um outro evento especial. Sem exagero, acho que já devemos ter ido uma dúzia de vezes para D.C.! E estou longe de enjoar de lá!
Dessa vez, decidimos passar quatro dias para mostrar a cidade aos meninos e matarmos um pouco a saudade.Afinal, já fazia mais de cinco anos que não passava por lá!
Acredito que a melhor forma de viajar para D.C. a partir de Nova York seja por trem. Melhor ainda se for com o Acela, trem expresso da Amtrak com poltronas confortáveis e menos paradas no percurso. E foi exatamente o que fizemos.
No nosso último dia em Nova York, acordamos cedo e fomos caminhando para a sua nova estação ferroviária: a Moynihan Train Hall. Na verdade, trata-se de uma extensão da Penn Station no local que era a antiga sede dos correios de Nova York. Um prédio cheio de história, que, agora, conta com uma estrutura de transporte impecável.
Como havíamos comprado as nossas passagens de trem com antecedência pelo app da Amtrak, chegamos na estação com tempo para escolher o nosso café da manhã para comermos durante a viagem. Compramos alguns pães e café fresquinhos na Vesuvio e seguimos para o vagão. Para dar aquele toque especial na primeira viagem de trem em família, reservamos quatro assentos com uma mesa ao centro, justamente para tomarmos o nosso café desfrutando da vista. Os meninos adoraram!
A nossa viagem durou um pouco menos de 3 horas e, assim que desembarcamos na Union Station, em D.C., as diversas recordações das nossas viagens de trem vieram à tona! Essa estação realmente faz parte da nossa história nos EUA!
Almoçamos rapidinho no nosso fast-food americano queridinho, o Shake Shack, e compramos alguns chocolates nas lojas que também ficam dentro da estação. Não eram meros chocolates, mas, sim, Neuhaus e Läderach, dois dos melhores do mundo na minha opinião!
Saindo da Union Station, demos de cara com o Capitólio! Que visual incrível! E aqui vai uma curiosidade: com exceção no Washington Monument, nenhum outro prédio em D.C. pode ter mais do que 12 andares de modo que o Capitólio seja sempre o prédio mais alto da cidade! Acho que é por isso que D.C. tem aquele jeito do interior, com prédios charmosos, sem aquele exagero dos arranha-céus, que, algumas vezes, chegam a nos sufocar.
De lá, pegamos um táxi e seguimos direto para o hotel. Optamos por ficar na região do Dupont Circle, bairro residencial famoso pelos restaurantes e agito noturno, além de ter uma ótima localização. O hotel escolhido foi o Yours TrulyDC, que foi inaugurado recentemente. A decoração é moderninha com um toque meio vintage. Adoramos!
Como o dia estava um pouco chuvoso, decidimos visitar o Museu Nacional de História Natural, que é um dos nossos favoritos! Não preciso nem dizer que os meninos piraram ao ver todos aqueles animais e conhecer um pouco mais sobre a trajetória humana na Terra! Fizeram até questão de tirar foto da família no melhor estilo homem da caverna!
Saindo do museu, andamos um pouco pelo National Mall para tirarmos algumas fotos. Quando a chuva começou a apertar, saímos a procura de um lugar coberto para (adivinhem!) comermos alguma coisa. E foi aí que tivemos a ideia de apresentar às crianças uma verdadeira instituição da culinária americana: o Cheesecake Factory! Apesar do seu cardápio extenso, com dezenas de páginas, adoro esse lugar por conta das sobremesas! E com tanta opção, é quase impossível não encontrar algum prato que agrade!
Após a refeição, pedimos um Uber para retornar ao hotel. Alguns minutos depois de entramos no carro me lembrei por que adoro viajar para cidades como D.C. O motorista de origem africana nos recebeu com muita gentileza e um super astral! Ao saber que éramos brasileiros, tratou de colocaruma música animadíssima no volume máximo e pôs todos nós para cantar! Me diverti tanto com essa experiência inusitada, que estou aqui escrevendo esse parágrafo com a música na cabeça e com um sorriso no rosto! Antes que vocês me perguntem, o título da música é Implication e o artista é 2Face Idibia. Juro que jamais havíamos escutado essa música antes! E agora ela é parte da nossa playlist de viagem (e deve permanecer nela por um bom tempo!).
Ao chegarmos no hotel, tomamos um bom banho, comemos alguns bombons deliciosos e apagamos! Afinal, no dia seguinte tínhamos um dos destinos mais aguardados da viagem! Vou contar mais para vocês no próximo post! Aguardem…
links relacionados a esse post:
Amtrack – www.amtrack.com
Union Station- www.unionstationdc.com
Museu de História Natural- www.naturalhistory.si.edu
Hotel Yours Truly – www.yourstrulydc.com
Cheesecake Factory – www.thecheesecakefactory.com